domingo, 26 de agosto de 2012

Braquiária Brizanta ou Braquiarão.

Brachiaria Brizantha(Urochloa Brizantha)- O gênero UROCHLOA, antigo brachiária possui 4 espécies que são exploradas coercialmente: Urochloa Brizantha;  decumbens, humidícula e ruziziensis.
         A espécie BRIZANTHA, destaca-se por ser a preferida pelos pecuaristas, atualmente. Caracteriza-se por ser uma planta vigorosa, perene, rizomas curtos cerca de 3-5cm de comprimento. Em 1984 a embrapa lançou o cultivar MARANDU, caracterizada como uma planta muito robusta, de 1,5 a 2,5m de altura, predominantemente eretos, sua principal característica é a resistência a cigarrinha das pastagens.
          Brizantha adapta-se a regiãocom até 300m de altitude. Desenvolve-seem àreas com precipitação anual maior que 600mm, tolerando períodos de  seca de até 5 meses, adaptando-se também em locais muito úmidos. Não tolera solos mal drenados. Desenvolve-se bem em diferentes tipos de solo, adapta-se a condições de baixa fertilidade e solos ácidos, possui alta produção de raízes e de sementes.
          A temperatura ótima para o crescimento é entre 30 e 35 ºC. Em temperaturas menores que 15 ºC ocorre redução significativa do crescimento.
          A produtividade varia de 8 até 20 t.MS.ha. ano. O teor de proteína bruta varia com a idade e estágio de desenvolvimento, ficando em torno de 10 a 12%. Pode-se classificar as espécies de pastagens em dois grupos de acordo com o valor nutritivo: as de alta qualidade que inclue brizantha, decumbens e ruziziensies e o grupo de baixa qualidade, que inclue a humidícula comercial e a cv.lianeiro.
Estabelecimento- As brachiarias são forageiras agressivas e de estabelecimento rápido, e sua longevidade,depende das condições de clima e solo.
          Para um bom estabelecimento é necessário de 15 a 20 plântulas / m2, para isso recomenda-se a ultilização de 3Kg/ha de SPV ( sementes puras viáveis) a uma profundidade de 2 a 4cm. A época de estabelecimento coinscide com  a temperatura do solo  acima de 18 ºC. A época mais adequada de semeadura é novembro a dezembro, podendo ser ampliada de outubro a fevereiro.
Manejo- Pode ser ultilizada para a pastagem, fenação e na recuperação de áreas degradadas. No caso de pastejo recomenda-se a entrada dos animais quando as plantas atingirem 60cm de altura, mantendo uma reserva de 20 a 30cm, é uma planta atóxica em qualquer estágio.

JOÃO LUIS BIDINOTTO
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CREA: 86153
F. 55-9902-4347  (VIVO)
    55-8123-1872  (TIM)

msn: jlbidinotto@hotmail.com    blog do técnico agrícola

sábado, 11 de agosto de 2012

Grama Comprida

        É uma gramínea perene, de rizomas curtos; glabos de até 80cm de altura e folhosas. As características, adaptada a solos argilosos, com boa drenagem, mas com boa umidade durante o verão. Prefre terras baixas, férteis, aparecendo com frequência nos campos evoluídos.
         Adaptação: germinação e estabelecimento é lento, usando-se de 10 a 15Kg/ha de sementes puras viáveis, na primavera. É moderadamente responsiva a fertiização.
         Manejo: A estação de crescimento estende-se de agosto/setembro até abril/maio. Cresce melhor consorciado com trevo branco, trevo vermelho e cornichão. Se ocorrer fungos nas sementes agente do ergot, deve-se proceder uma roçada na área para eliminar as inflorescências. Ergotismo pode reduzir a produção de sementes e causar intoxicação moderada em bovinos.

JOÃO LUIS BIDINOTTO
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CREA: 86153
FONE: 55-9902-4347 (VIVO), 8123-1872(TIM)