sábado, 7 de julho de 2012

Pastagem Hemártria

HEMÁRTRIA- É uma gramínea perene de verão. Possui longos caules, porém não enrraiza nos nós basais. A planta pode atingir 1,5m de altura, possui folhas estreitas com 5-6mm de largura, cerca de 20cm de comprimento. Tem boa tolerância ao frio e é bem adaptada a áreas úmidas, onde outras gramíneas perenes não  estão bem adaptadas, porem não deve ser plantadas em solos arenosos. Ela tolera alagamentos prolongados desde que seus caules fiquem acima do nível.
Hemártria é mais produtiva que a pensacola durante o outono e início da primavera. Quatro cultivares de hemátria foram lançadas pela universidade da Flórida: REDALTA, GREENALTA, BIGALTA E FLORALTA, sendo que as duas últimas possuem estolões maiores e mais largos que a REDALTA e GREENALTA.
 A hemártria floralta é a mais indicada para estabelecimento pelo rendimento de fitomassa, digestibilidade e resistência. Como produz pouca semente é indicado o estabelecimento via VEGETATIVA. A época é durante o verão, em períodos chuvosos. Se necessário calcariar o solo, seis meses antes do plantio, PH superior a 5,5. O material vegetativo deve ter 2 a 3 meses de idade, e devem ser ceifados, recolhidos e espalhados uniformemente no solo bem preparado. Os colmos devem ser parcialmente cobertos com auxílio de grade. Hemártria matura é mais digestível que a maioria das gramíneas de verão. Em áreas férteis e com umidade ppode render de 20 a 25 t de MS/ha . A digestibilidade da matéria orgânica em plantas jovens atinge 70%, mas cai para 40% em plantas maduras. O teor de proteína bruta em rebrotes com menos de 6semanas é acima de 7%, pastagem de florata, em pastoreio rotacionado com 4 a 6 semanas de intervalo e com 25 a 35 cm de altura. Em pastoreio de rotação contínua, deve-se manter 35 a 45cm, o ideal é entrada com 30cm e saída com 15cm.
     Hemátria tem permitido bom desenvolvimento de novilhas e maior índice de prenhez que a conseguida por pensacola. Para feno é indicado colher com quatro a no máximo seis semanas de intervalo. Pode ser ensilada com 5-6 semanas de rebrote.

João Luis bidinotto
Técnico em Agropecuária
CREA. 86153
55-9902-4347  (VIVO)
55-8123-1872  (TIM)
Estou na procura de emprego de Técnico Agrícola ou Agropecuári, ramo de fertilizantes, defensivos agrícolas e laboratórios e rações.

Um comentário: