sábado, 9 de junho de 2012

Silagem da rama de mandioca

                       SILAGEM DA RAMA DA MANDIOCA:

     Uma silagem muito barata para pequeno e até médio produtor de leite e de gado de corte. Com muito pouco recurso voce pode fazer uma exelente silagem que tem mais proteína que a de milho.

* A silagem da rama de mandioca e feita com a parte aérea(rama), com todas as folhas, o estágio ideal para o corte é quando as folhas de baixo começam a cair, aproveitando total a parte aérea.

* Com um simples picador de cana, elétrico ou tocado a tratar é o ideal, não precisando outro maior, isso para o pequeno e médio produtor.

* Pica-se a rama com todas as folhas, coloca-se em uma embalagem plástica(saco), preto do mesmo material da lona  preta.

* Soca-se bem desde baixo até ficar um espaço para amarrar a boca do saco com uma borracha, não esquecendo de tirar bem o ár, quanto mais socado melhor.

* Desde que bem armazenado, as embalagens podem durar vários anos.

* Vantagens do uso do saco: Um saco pesa em torno de 35 a 40Kg e pode ser usado para poucos animais depois de aberto, deve- se usar todo ele.

* O consumo pode ser feito depois de 30 dias, a validade, desde que bem armazenado é indeterminado, podendo passar de um ano para o outro.
   A silagem também pode ser feita com a raíz, mas o ideal é fazer com a parte aérea, para não disperdiçar um exelente material, pois em poucos dias as folhas caem.

João Luis Bidinotto
Técnico em Agropecuária
Santiago-RS
Fones: (55) 8123-1872      TIM
           (55) 9902-4347      VIVO
e-mail:  jlbidinotto@hotmail.com
            jlbidinotto@ibest.com.br
            tecnicoagricola.joao@hotmail.com
Estou procurando emprego, representante de laboratório, rações, insumos agrícola entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário