sábado, 30 de junho de 2012

Gramíneas Perenes da espécie Cynodon


* Gramíneas Perenes de Verão- Grama-Bermuda é o nome comum de várias espécies do gênero CYNODON, provavelmente originária do Sudoeste da África, sendo citados mais de 40 variedades e biotipos na literatura internacional. Trata-se de gramíneas perenes de verão, que hibridiza naturalmente ou artificialmente. Estabelece-se por meio de rizomas, de estolões e alguns tipos por sementes.
* Gramas do gênero cynodon, incluem a bermuda, a grama-africana e seus híbridos, entre os quais o mais popular leva o nome de TIFITON.
* Híbridos melhorados de bermuda e estrela são usados, principalmente, em pastejo e para a produção de feno.
* Época de plantio, híbridos de bermuda melhorados, que não produzem sementes suficientemente, devem ser establelecidos usando-se partes vegetativas. As partes subterrâneas, que incluem rizomas, coroa da planta e etolões, podem ser plantadas de meados de agosto até janeiro. A parte vegetativa aérea deve ser utilizada na primavera, quando atigirem seis ou mais semanas de rebrote, ou seja, provavelmente em dezembro/janeiro. Nesse caso, devem ser considerados dias nublados e períodos chuvosos, pois as condições de umidade devem ser ótimas, para esse método ter sucesso. Plantios de outono podem ser bem sucedidos em alguns anos, mas em geral não são recomendáveis pela possibilidade de danos por seca ou geadas precoces. As plantas levarão até três meses para desenvolver sistema de raízes forte para tolerar o frio.
* Solo drenado, destruir a vegetação existente, como grama-paulistinha(bermuda-comum) e outras plantas daninhas. A bermuda-comum pode ser contolada pulverizando-se com herbicida glifosato na estação de crescimento.
* O ph do solo 5,5 ou mais, através de calagem. Dar preferência ao calcário dolomítico, que contém magnésio como fonte de nutriente. Se no futuro, pretende-se sobressemear espécies de inverno(centeio,aveia preta ou branca, triticale, azevém e misturas) ajustar o ph para 6,0. Ajustar o ph para 6,5 para ter sucesso no estabelecimento de trevos. Em solos arenosos aplicar o total de fósforo (P), e metade do potássio (K), recomendado juntamente com 30Kg de N/Ha. Conforme resultados da análise de solo.
* Material par plantio- (parte vegetativa aérea ou divisão de plantas). Deve ser obtido de viveiros de cultivares puras e livres de bermuda comum e de outras plantas daninhas. Usar plantas noas, puras, partes vegetativas vivas ou partes aéreas novas com seis ou mais semanas de idade. A quantidade de material(densidade). Usar aproximadamente 1500Kg de parte vegetativa por Ha. Plantar sempre com solo bem preparado e bem úmido, enterrar de 5 a 8cm.
** Sempre fazer análise de solo antes de implantar qualquer tipo de cultura. Consulte sempre um técnico em agropecuária, ou um agrônomo da sua região.

João Luis Bidinotto
Técnico Em Agropecuária
CREA: 86153
55-8123-1872    TIM
55-9902-4347    VIVO

Procuro emprego nas áreas de agricultura e pecuária, venda de insumos agrícolas e produtos veterinários entre outros na minha qualificação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário