sábado, 23 de junho de 2012

Época ideal de corte do milho para silagem

** ÉPOCA IDEAL DE CORTE DO MILHO PARA SILAGEM:
* A determinação do ponto de corte, é um dos aspectos importantes para alcançar a tão procurada qualidade. Teoricamente a época ideal é quando a planta oferece alto rendimento de matéria seca, alto nível de proteína e baixo teor de fibra, porém neste estágio a planta apresenta muita umidade, facilitando o desenvolvimento de bactérias(CLOSTRIDIUM), na prática, a melhor época para o corte é aquela em que o teor de matéria seca está ao redor de 28 a 35% o que corresponde ao milho na fase de grão farináceo. É também na fase de grão farináceo que a planta apresenta nível adequado de açúcares(glicose, frutose, sacarose, etc...) principais fatores para uma boa atuação das bactérias produtoras de ácido láctico. O teor destes glicídios está diretamente ligado a época de corte, onde quanto mais jovens as plantas, menor a quantidade de glicídios. Deve-se picar em tamanhos entre 0,5 a 1,5cm que facilita a expulsão do ár quando da compactação.

NOTÍCIA: Geada negra destrói pomares no Rio Grande so Sul. Há mais de 15 dias, a chamada geada negra atingiu a produção de vergamotas e limões no estado, as plantas estão mortas e foi atingido praticamente todas as áreas de produção, principalmente no vale do caí. A planta congela por dentro devido a unidade, ficam queimadas e morrem.

- DICA DE INSETICIDA NATURAL- Inseticida de água e fumo, para controle de pulgões, lagartas, piolhos, vaquinhas e cochonilhas.
- 10ml de álcool
- 1 litro de água
- 1 pedaço de fumo em corda +- 10cm
MODO: Picar o pedaço de fumo de corda, colocar em 10ml de álcool e 1litro de água, deixar curtir por 1 dia para ocorrer a extração da nicotina.
USO- Quando pronta, colocar em 10litros de água e pulverizar a planta. Não usar em tomateiro.

JOÃO LUIS BIDINOTTO
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CREA: 86.153
55-81232-1872  (TIM)
55-9902-4347    (VIVO)
Estou a procura de emprego na área, vendas, representação entre outros, armazéns de recebimentos de grãos e mais.

e-mail:  jlbidinotto@hotmail.com      /    jlbidinotto@ibest.com.br         /    tecnicoagricola.joao@hotmail.com     /   msn: jlbidinotto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário